Movimento Milénio é uma interessante iniciativa nacional promovida pelo jornal Expresso e pelo Millennium bcp para a procura de respostas para o futuro em vários quadrantes da sociedade. É por isso uma iniciativa que merece ser seguida e tencionamos nesse sentido expor aqui algumas das ideias apresentadas no movimento.
A primeira consiste numa proposta de Vitor Rocha, um estudante de Vila Nova de Gaia que avança com duas ideias para combater a abstenção:
A primeira ideia baseia-se na obrigatoriedade do voto e a segunda numa proposta para anulação das eleições e impossibilidade de recandidatura dos candidatos quando se verificar uma percentagem superior a 50% do conjunto de votos brancos ou nulos.
Em relação à primeira ideia não podia discordar mais, considero uma proposta anti-liberal e de certo modo contra as ideias bases da democracia.
A segunda não discordo completamente, o facto de impedir os candidatos de se voltarem a candidatar é um bocado forçado, mas quanto à anulação das eleições caso se confirme uma percentagem superior de votos brancos, nulos (e porque não também de abstenção?). Acho que isso por si seria um castigo severo à classe politica e a obrigaria a repensar o que de certa forma seria um incentivo para uma politica mais esclarecedora e mais preocupada com o povo (leia-se eleitores).
Qual a sua opinião sobre a proposta?
0 comentários:
Enviar um comentário