O MySpace tem sido de há uns anos para cá uma boa forma de as bandas, quer sejam mainstream ou underground, divulgaram a sua música e nome na rede. Com um custo baixo ou até mesmo sem qualquer custo, o MySpace serviu como um excelente complemento para o site oficial da banda ou até mesmo sendo usado como meio de divulgação principal. Além de ser gratuito, outro factor importante que permitiu para o sucesso do Myspace foi a interactividade entre bandas e fãs.
No entanto, o Myspace tem vindo recentemente a perder membros e reflectindo-se numa diminuição das receitas publicitárias. O crescente descontentamento e até mesmo afastamento em relação à rede de conteúdos tem a ver especialmente com o seu novo layout que não é de agrado dos utilizadores em geral, queixando-se que torna a navegação mais complicada e o site mais pesado.
Apesar de existirem muitos sites do género, de onde destaco o excelente Reverbnation, as bandas começam a focar-se na rede social Facebook. Se os utilizadores se estão a mover todos para a mais popular rede social do momento, porque não haverão as bandas aproveitar?
Contudo o Facebook apesar de ser excelente no que toca ao streaming de actividades das bandas (na linha do Twitter) não tem ainda os serviços nem o layout do Myspace. Bem, neste aspecto parece que as coisas estão a mudar.
O site RootMusic tem um serviço que permite às bandas criar no Facebook um perfil idêntico aos do Myspace. Para tal basta registar-se no site, seguir os passos indicados e dar azo à criatividade.
0 comentários:
Enviar um comentário