domingo, 27 de fevereiro de 2011

Produtividade: Alternativas gratuitas ao Microsoft Office


O Microsoft Office é uma suite de produtividade reconhecida pelas massas. Pese embora a sua qualidade inquestionável este é um software caro especialmente para o utilizador privado comum. Uma das principais alternativas é o uso ilegal de cópias piratas deste software. Contudo existem alternativas gratuitas e completamente legais para software,  trata-se do OpenOffice e o LibreOffice.

O OpenOffice é o "irmão" mais velho desta "família". Criado pela Sun Microsystems (entretanto adquirida pela Oracle) e desenvolvida por uma comunidade durante quase 10 anos é já um software que conseguiu uma boa dose de maturidade e com uma inegável qualidade.

Derivado do OpenOffice, o LibreOffice foi criado pela comunidade (actualmente designada por Document Foundation) que desenvolveu o OpenOffice e que entrou em ruptura com a nova detentora do titulo OpenOffice, levando então a cabo o novo software que resulta num fork do OpenOffice. Actualmente, as diferenças entre os dois programas focam-se em pormenores mas é crível que essas diferenças se venham a tornar notórias nas próximas versões dos programas.

Estes programas têm aquilo que o Microsoft Office oferece: um processador de texto, uma folha de cálculo, um programa para criação de apresentações, um gestor de base de dados. Mais, dispõem de uma ferramenta para desenho e suportam os formatos dos programas da suite da Office permitindo que uma pessoa possa abrir e editar um ficheiro criado no Microsoft Office.

Informação adicional e download:
OpenOffice 3.3 - Download / Ficheiros de tradução
LibreOffice 3.3 - http://www.libreoffice.org/download

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More