A Estónia é um novo membro da Zona Euro da União Europeia, é a nova Capital Europeia da Cultura mas é também um dos mais modernizados paises do ponto de vista tecnológico.
O antigo membro da União Soviética tem encetado nos últimos anos uma grande aposta no desenvolvimento tecnológico afim de procurar de facultar aos seus habitantes uma melhor qualidade de vida.
Um dos grande lemas no pais é que a internet é hoje um direito social. Através da web é possível agendar uma consulta medica, obter informações sobre determinada empresa, marcar uma reunião, etc.
Se os exemplos anteriores não lhe impressionam talvez o exemplo que se segue possa. Sabe que os habitantes deste pais de 1,3 milhões de habitantes são portadores de um cartão de identificação único que lhe permitem votar via internet, criar empresas, comprar jornal, efectuar pagamentos de serviços (100% dos serviços públicos encontram-se informatizados)? Mais, caso um habitante não tenha dinheiro consigo pode pagar o parquímetro ou um transporte público com o telemóvel.
Este companheiro de Portugal na União Europeia é pois um belo exemplo para o pais do choque tecnológico. O tal que serviu de bandeira eleitoral para o actual primeiro ministro José Sócrates.
0 comentários:
Enviar um comentário