segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Never Let Me Go: Reflexão sobre a clonagem

Já experimentou a sensação de chegar ao final de um filme que estava a assistir e ficar estático(a), a olhar para o nada e a reflectir por alguns momentos? Foi essa mesma sensação com que experimentei no final de "Never Let Me Go" ou "Nunca Me Deixes" em português.

O filme inspira-se numa temática com tanto de actual como de polémica, a clonagem. No entanto a abordagem é feita de uma forma subtil, deixando o espectador na duvida até uma parte avançada do desenrolar do filme, mas ao mesmo tempo brutal, tal é o impacto sobre o espectador quando este tem noção da real temática do filme.

A acção filme que se desenvolve-se de uma forma lenta inicia-se num colégio para crianças especiais e que vai ter uma influência fundamental nas vidas destas crianças, com o desenrolar do filme a historia foca-se na vida de 3 adolescentes após a saída da escola e onde se dão conta da verdadeira natureza do seus destinos.

"Never Let Me Go" é pois um filme melancólico, com uma fotografia quase mono-cromática que ressalta essa mesma nuance, que reflecte sentimentos profundos de desespero e esperança que chegam a comover. Com uma componente de ficção cientifica aliada a elementos antiquados, o filme incita à reflexão sobre a existência humana.

Não poderia finalizar o texto sem informar que este filme realizado por Kazuo Ishiguro ("Vestígios do Dia") é baseado no livro, com o mesmo titulo, da autoria de Kazuo Ishiguro. Um livro que é considerado um dos melhores da década passada.





0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More